A Federação Mato-Grossense de Kung Fu Wushu (FMKFW) iniciou, neste fim de semana, um ciclo estratégico de oficinas gratuitas de Taolu Tradicional, Shuaijão e Sanda. A formação é voltada para competidores de cinco municípios, que já somam centenas de medalhas em níveis nacional e internacional, visando elevar o nível técnico de Mato Grosso para a futura inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos.
O projeto “Fomento KungFu MT 2025: Competições Nacionais” conta com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, via SECEL-MT. As atividades ocorrem na Escola do Projeto Social de Kung Fu Wushu, em Cuiabá, e contam com instrutores da Seleção Brasileira, como os professores Brenda Silva dos Santos, Gabriel Almeida Pedroso e Luiz Alberto Soares Maciel Filho.
Apareça no Sem Peneira: clique e envie os dados da sua equipe ou evento de forma gratuita!
A iniciativa soluciona um desafio histórico da modalidade no estado: o acesso à formação continuada de alto rendimento sem os altos custos de deslocamento para os grandes centros. O cronograma se estende até 2026, incluindo a vinda de especialistas de renome nacional, como Edineia Camargo, João Ferreira da Silva Junior e Edson Aparecido Gonçalves da Silva.

Além dos cursos, o fomento viabiliza a estruturação do 20º Campeonato Mato-Grossense de Kung Fu Wushu, que ocorrerá entre o fim de janeiro e início de fevereiro, e garante o transporte da delegação estadual para o Campeonato Brasileiro Tradicional em São Paulo, previsto para abril de 2026. A ação fortalece diretamente as academias e projetos sociais em Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Aripuanã e Cáceres.
Com 32 anos de história, a FMKFW consolida seu protagonismo nos esportes em MT, integrando o sistema esportivo nacional e internacional com excelência técnica e organizacional.
O crescimento das artes marciais reflete a nova fase dos esportes em MT, onde o investimento técnico transforma talentos locais em potências mundiais.