A delegação de Mato Grosso, formada por 48 integrantes entre atletas das seleções masculina e feminina, comissão técnica e organizadores, embarcou nesta terça-feira (30) de Cuiabá com destino a São Paulo. O grupo representará o estado na etapa nacional da Taça das Favelas, o maior campeonato de futebol de campo entre favelas do mundo.
Fase Decisiva e Sorteio dos Grupos
O primeiro compromisso da delegação será a cerimônia de lançamento da competição nacional, marcada para quinta-feira (2), às 11h, na Praça das Artes, em São Paulo. Durante o evento, será realizado o sorteio que definirá os grupos e os primeiros adversários das seleções mato-grossenses, tanto no masculino quanto no feminino.
A fase de grupos começará logo em seguida, no dia 2 de outubro, e seguirá ao longo do mês. As finais nacionais, que definirão os campeões da edição 2025, estão previstas para 1º de novembro.
Oportunidade Única e Inclusão Social
Os atletas das seleções de Mato Grosso foram escolhidos em uma seletiva estadual (“peneirão”) realizada em 6 de setembro, buscando os melhores jogadores de diversas comunidades para formar equipes competitivas.
Gleicy Kelly, presidente da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, destacou o impacto social do evento: “Participar da etapa nacional da Taça das Favelas é uma oportunidade única para que os jovens de Mato Grosso mostrem seu talento em uma vitrine nacional, promovendo inclusão social e intercâmbio cultural por meio do esporte. É a chance de sair do anonimato e ser visto por olheiros e grandes clubes”.
Organização e Apoio Institucional
A edição 2025 da Taça das Favelas em Mato Grosso foi organizada por importantes instituições como Secel-MT, CUFA-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas. O evento contou com promoção da TV Centro América e apoio de parceiros, incluindo a Prefeitura de Várzea Grande, que sediou a grande final estadual.
- Fonte: Site Esporte MT
Para acompanhar a cobertura completa da participação dos times e outros destaques do futebol que movimentam os esportes em MT, acesse nossa seção no portal Sem Peneira.