O Atletismo de Mato Grosso tem um novo líder de peso. O ex-velocista e medalhista olímpico Vicente Lenílson de Lima assumiu a Presidência da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), com sede em Cuiabá, cidade onde reside atualmente.
Dono de uma trajetória vitoriosa nas pistas, Lenílson promete agora fortalecer a base, a gestão e o alto rendimento no estado, ao lado do Vice-Presidente Nelson Ramos.
Carreira e Conquistas
Natural de Currais Novos (RN), Lenílson (47) é um nome reconhecido globalmente por sua regularidade e longevidade, competindo ao lado de três gerações de velocistas. Suas principais conquistas vieram no revezamento 4×100 m do Brasil:
- Medalhas Olímpicas: Prata nos Jogos de Sydney-2000 e Bronze em Pequim-2008.
- Mundial: Prata no Mundial de Paris-2003.
- Jogos Pan-Americanos: Bicampeão com títulos em Santo Domingo-2003 e no Rio-2007.
Ligação Familiar e Social com o Esporte
A vida de Vicente Lenílson é totalmente ligada ao esporte. Sua esposa, Maria Aparecida Lima, é treinadora, e seus filhos, Pedro Souza da Lima e Davi Souza de Lima, são atletas do salto triplo.
Em Mato Grosso, ele também desenvolve um importante trabalho social por meio do Instituto Vicente Lenílson (IVL), focado na formação esportiva e cidadã de jovens.
O ex-velocista expressou sua satisfação com o novo desafio: “Ao longo dessa caminhada, o esporte me transformou: conquistei títulos, duas medalhas olímpicas, construí uma linda família e aprendi valores que carrego até hoje. Hoje, alcanço mais um grande êxito na minha vida: a oportunidade de servir como presidente de uma federação séria, comprometida e reconhecida como uma das melhores do Brasil”.
Lenílson assume a FAMT com a missão de expandir a modalidade e utilizar sua experiência de alto rendimento para impulsionar o atletismo mato-grossense.
Para acompanhar a gestão de Vicente Lenílson e o calendário de competições nos esportes em MT, acesse nossa seção no portal.